R. Andrelino Miguel, 85 - Praia do Lázaro - Ubatuba - SP
12 3842-1995 | 12 3842-1972
Ubatuba. Bem-vindo ao sol, ao mar, à brisa da cidade acolhedora por natureza.
Muito antes do descobrimento do Brasil, povos indígenas já se esbaldavam nas belezas ensolaradas de Ubatuba. Conhecida em Tupi-guarani como “lugar de muitas canoas”, em 1637 tornou-se uma próspera vila.
E uma rica cidade no século XIX. Concorrida estância balneária, hoje Ubatuba é um dos principais cartões postais do litoral norte e destino do ecoturismo paulista.
Ubatuba

São 748 mil m2 de área total, 102 praias, mais de 20 ilhas e três Parques de preservação ambiental, dos quais o maior deles é o parque Estadual da Serra do Mar, com mais de 47 mil hectares. Ubatuba ainda oferece completa infraestrutura gastronômica e de diversão pronta para receber seus visitantes de braços abertos.

Os Passeios
Ilha Anchieta. Para mergulhar na história e na beleza natural.

Segunda maior ilha do litoral de São Paulo, o Parque Estadual da Ilha Anchieta é hoje um dos locais mais procurados pelos turistas. No passado, foi terra dos índios Tamoios e Tupinambás que por lá viveram até meados do século XIX. Rica em beleza natural, com exuberante mata atlântica, a Ilha Anchieta oferece trilhas ecológicas e praias belíssimas de águas transparentes, ideal para o mergulho e para os adeptos do snorkeling. Nas ruínas do antigo presídio, construído no início do século XX, é possível fazer um passeio por um trecho da história do Brasil.

Cachoeira Água Branca. Um banho de natureza.

Cento e vinte metros de queda d’água. Altura de um prédio de 40 andares! Assim é a Água Branca, a maior e mais fascinante cachoeira da região. Um show natural de água limpa e cristalina. Ideal para um banho revigorante depois de caminhar por uma das muitas trilhas. Recomenda-se sempre ir com o acompanhamento de um guia, pois na região há muitas trilhas que levam a outros destinos. Durante o percurso, cascatas como do Corrêa, do Zé, da Renata e Poço Verde se revelam como parte do cenário natural.

Trilhas. Paisagens inesquecíveis, momentos eternos.

Corcovado, Cachoeiras de Ubatumirim, Praia do Sono, Sete Fontes – Gruta do Pirata, Praia de Fora, Ponta da Joatinga, Corisco, Cachoeira da Água Branca. No Parque Estadual da Serra do Mar tem a trilha do Picadão da Barra, Fluvial Passeio de Bote, Jatobá Poço da Rasa e Praia Brava Almada. Ao todo, são 14 trilhas, se contarmos também as trilhas da Ilha Anchieta. Cenário para longas caminhadas ou curtos passeios. Seja qual for a disposição, a flora e a fauna dão um ecoshow de beleza e exuberância.

Ao sabor do mar

Além dos 90 km de praias, Ubatuba oferece destinos encantadores, como as ilhas da região e suas praias inacessíveis por terra, aos quais os barcos levam para passeios inesquecíveis. Em escunas chega-se à Ilha Anchieta, às praias do Engenho e Palmas e à ilha de Prumirim. Em barcos de pescadores conquiste praias como Almada (Norte), Lagoinha e Prumirim (Sul).

Aquário de Ubatuba. Cara a cara com a natureza marinha

Apaixonados pelo mar e pela vida marinha, um grupo de oceanólogos abre para a visitação do público o Aquário de Ubatuba. Peixinhos, peixões, tartarugas, tubarão, arraias, pinguins e toda flora e fauna que habitam o mar podem ser vistos de pertinho, bem de pertinho mesmo, no Aquário de Ubatuba. Primeiro a montar um aquário de Águas-vivas no Brasil e pioneiro na exposição com tanque de toque, onde os visitantes aprendem mais facilmente conceitos de biologia e conservação, o Aquário de Ubatuba é um programão para crianças e adultos curiosos.


Aquário de Ubatuba
Rua Guarani, 859 - Itaguá - Ubatuba - SP
Tel: (012) 3834.1382
Horário de visitas Durante o ano letivo:
Dom. à Quinta: 10h às 20h
Sex., Sáb. e Feriados: 10h às 22h
Durante as férias escolares:
Aberto diariamente: 10h às 22h
Projeto Tamar. Um incrível mergulho na vida das tartarugas

Criado em 1980, o Projeto TAMAR (Tartarugas Marinhas) tem por objetivo proteger da extinção as cinco espécies de tartarugas que utilizam o litoral brasileiro para se alimentar e se reproduzir. A base do TAMAR em Ubatuba, em operação desde 1991, é a primeira instalada em área de alimentação das tartarugas marinhas no litoral brasileiro. É a única no Estado e uma das mais importantes, ao lado de Fernando de Noronha e Praia do Forte. E conta com um dos mais completos Centros de Visitantes onde estão expostos em tanques e aquários exemplares vivos de quatro espécies de tartarugas marinhas, réplicas e silhuetas em tamanho natural, painéis fotográficos bilíngues português /inglês, museu com peças biológicas, auditório para exibição de vídeos educativos, sala de recreação infantil, loja de souvenirs e lanchonete. O destaque fica por conta do aquário com praia artificial e visor panorâmico, onde o visitante pode observar as tartarugas submersas.
Além disso, há mais sete tanques de observação e dois terrários com tartarugas terrestres e de água doce.


Base Tamar Ubatuba
Rua Antonio Atanázio, 273, Jd. Paula Nobre, Ubatuba - SP
Tels.: (12) 3832-6202 / 3832-7014 / 3832-4046.
Horário de visitas Dom. à qui. das 10h às 18h; sex., sab.,
feriados e férias escolares das 10 às 20 horas.
Durante o período letivo fecha às quartas-feiras para manutenção.